Metodologia

Metodologia

No Projeto BECX é utilizada a mais avançada metodologia de modelação da experiência do cliente, baseada em modelos de equações estruturais.

O modelo BECX, de Experiência do Cliente, é estimado pelos Mínimos Quadrados Parciais (PLS). Com efeito, vários artigos científicos têm demonstrado que este método de estimação está particularmente adaptado para estimar modelos de equações estruturais, fornecendo estimadores que são mais eficientes (com menor variância) do que os métodos de estimação mais tradicionais. 

O modelo será estimado uma vez por ano (no encerramento do ano) e a sua estimação permitirá fornecer índices para todas as dimensões, por empresa e por setor. Estes índices serão atualizados trimestralmente com a informação entretanto recolhida. 

Amostragem
Amostras representativas dos clientes das empresas estudadas por setor, selecionadas probabilisticamente com periodicidade trimestral.
São estudadas as principais empresas que constituem cada setor de atividade e que no seu conjunto perfazem pelo menos 60% da quota de mercado do setor.
Dimensão da Amostra

Cerca de 250 entrevistas por empresa, de modo a garantir margens de erro adequadas. Entrevistas distribuídas ao longo dos 4 trimestres do ano. 

A amostra poderá ser alargada em condições a definir.

Recolha de Dados

Questionário administrado às amostras de clientes selecionados, utilizando duas vias alternativas e complementares:

  • Telefonicamente ‐ via CATI (computer assisted telephone interview);
  • Online ‐ via CAWI (computer assisted web interview).